sexta-feira, 20 de outubro de 2017


Lugar d’Avós é um romance, biográfico ficcionado, de Carlos Couto Amaral, trazido a público pelas Edições Colibri, onde são recuperados mundos perdidos (etnográficos), e estórias familiares insólitas. A trama aborda as férias terapêuticas, em 1972, de um rapaz junto dos avós numa quinta de Mangualde, na Beira Alta, o que lhe permitiu ultrapassar os maus-tratos paternos, tendo para isso encontrado nos antepassados o acolhimento e o conforto que lhe possibilitaram recobrar e crescer enquanto pessoa.

Deste modo, esta obra efetua uma viagem ritual através do falatório das memórias. Também reconhece que a vida faz-se viajando, pois o Lugar d’Avós representa uma geografia dos afetos, onde o pequeno herói reorganizou a compreensão de si mesmo, permitindo-lhe prosseguir na existência assim desimpedida.

Lugar d’Avós apresenta um toque mágico, hipnótico e ao mesmo tempo reflexivo num espaço onde o coração juvenil desabrochou. Podemos ser pessoas simples e frágeis, mas ganhamos auto estima quando vivemos com resiliência e coragem, ao enfrentar as dificuldades da vida, auxiliados pela compaixão daqueles com quem partilhamos os momentos difíceis.



Sem comentários:

Enviar um comentário